Eu estava pensando em o que escrever então me veio um "tópico" que é algo que eu reparo todo dia, como a mentalidade do povo finlandês eh diferente do brasileiro. Independente da minha host family, essas considerações envolvem a sociedade finlandesa em geral. Ai vão alguns dos principais pontos que me chamaram mais atenção até hj:
- Igualdade entro os sexos (MESMO): Aqui homem lava louça, troca fralda, acorda no meio da noite pra acalmar a criança, chega do trab e vai fazer janta e esfregar panela em que a au-pair queima mingal sem reclamar, ri, e ainda diz q tb queima sempre qdo ele faz, hauahuahahauahau, abafa. Aqui homem fica em casa com os flhos enquando a mulher vai passear com as amigas e por ai vai, e claro vice versa.
- Crianças muito mais independentes: Desde cedo as crianças são ensinadas a fazer as coisas por conta própria, comer, se vestir, escovar os dentes... Também podem subir pelos móveis, pelas escadas, arrastar cadeiras e escalar tudo que veem pela frente, se cair ? Paciencia, chora levanta, e continua o que estava fazendo como se nada tivesse acontecido.
- Design para todos: Vc encontra em varias lojas (IKEA a mais famosa delas) varios tipos de móveis, brinquedos, objetos e utilidades em geral por um preço acessível. Pq segundo a mentalidade deles, não faz sentindo vc ter que ter algo feio se é algo que todo mundo precisa porque não fazer isso interesantes para todos ? Mais uma vez a questão da não diferença entre as pessoas
- Trabalho é trabalho, não importa o qual: Para os finlandeses trabalho é trabalho e ponto. dignifica a pessoa, porque eles VERDADEIRAMENTE dão valor a todos os tipos de trabalho.
O cara que acorda 3 da manhã para dirigir o caminhão da neve, o carteiro, o atendente do mercado, o cirurgião, o bancário, a presidente. Não tem essa de trabalho braçal é pior ou menos merecedor de valor ou respeito do que o intelectual. Não existe diferença absurda entre salários, o cara que retira a neve é tão valorizado quanto o cara que opera cérebros.
O que sinceramente é o que eu acho mais incrivel, porque de fato, do que adianta vc ser um puta neurologista se num tem ninguem que tira a neve do caminho quando vc tem que ir ao hospital ?
Da pra não gostar assim ?
Difícil !
Oie Cris,
ResponderExcluirEssa é no geral a mentalidade européia (pelo menos em paises náo latinos), tanto na Dina quanto na Holanda, homens aprende a fazer tudo de casa. Minha sogra ensiou nos filhos a cozinhar, e 1x por semana eles cozinhavam, e sabiam desse compromisso. A lavar banheiro, a ir no mercado. Meu cunhado tem 21 anos e sabe dar banho filho, dar papinha e ele não acha que isso é coisa exclusiva de mulher.
Na escola as kids tem "aulas" de como vestir os casacos, escovar os dentes, amarrar os sapatos, cozinhar.
E pessoas com todo tipo de trabalho são respeitadas, (quer dizer au pairs muitas vezes não). ahhahaha
beijao
Adorei o post !
ResponderExcluirCulturas diferentes neh,bom auperianato!
ResponderExcluirCris já te favoritei,
beijos Kelly.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOi Cris essa mentalidade é algo que deveria ser exportado mesmo, Darvin chamaria de evolução kkkkkkkkkkkkkkk
ResponderExcluirGuria tudo de bom ai p/ você, obrigada por se preocupar em escreve para nos mesmo tendo tantas coisas legais e mais importantes para fazer.
Coloque fotos para nós !!!
Sucesso na caminhada, a aventura só esta começando =D
bju
Valeu Galera !!!
ResponderExcluirAmanhã é Natal vou tirar mtas fotenhas pra vcs !!!
=******
ps: É verdade Si, começa desde bebe assim !!!
Igual aqui na Noruega ;)
ResponderExcluir