quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Mentalidade Finlandesa

Oi gente, desculpem o tempo sem postar eh q fico com preguiça de escrever mesmo, hauahuahu

Eu estava pensando em o que escrever então me veio um "tópico" que é algo que eu reparo todo dia, como a mentalidade do povo finlandês eh diferente do brasileiro. Independente da minha host family, essas considerações envolvem a sociedade finlandesa em geral. Ai vão alguns dos principais pontos que me chamaram mais atenção até hj:

- Igualdade entro os sexos (MESMO): Aqui homem lava louça, troca fralda, acorda no meio da noite pra acalmar a criança, chega do trab e vai fazer janta e esfregar panela em que a au-pair queima mingal sem reclamar, ri, e ainda diz q tb queima sempre qdo ele faz, hauahuahahauahau, abafa. Aqui homem fica em casa com os flhos enquando a mulher vai passear com as amigas e por ai vai, e claro vice versa.

- Crianças muito mais independentes: Desde cedo as crianças são ensinadas a fazer as coisas por conta própria, comer, se vestir, escovar os dentes... Também podem subir pelos móveis, pelas escadas, arrastar cadeiras e escalar tudo que veem pela frente, se cair ? Paciencia, chora levanta, e continua o que estava fazendo como se nada tivesse acontecido.

- Design para todos: Vc encontra em varias lojas (IKEA a mais famosa delas) varios tipos de móveis, brinquedos, objetos e utilidades em geral por um preço acessível. Pq segundo a mentalidade deles, não faz sentindo vc ter que ter algo feio se é algo que todo mundo precisa porque não fazer isso interesantes para todos ? Mais uma vez a questão da não diferença entre as pessoas

- Trabalho é trabalho, não importa o qual: Para os finlandeses trabalho é trabalho e ponto. dignifica a pessoa, porque eles VERDADEIRAMENTE dão valor a todos os tipos de trabalho.
O cara que acorda 3 da manhã para dirigir o caminhão da neve, o carteiro, o atendente do mercado, o cirurgião, o bancário, a presidente. Não tem essa de trabalho braçal é pior ou menos merecedor de valor ou respeito do que o intelectual. Não existe diferença absurda entre salários, o cara que retira a neve é tão valorizado quanto o cara que opera cérebros.

O que sinceramente é o que eu acho mais incrivel, porque de fato, do que adianta vc ser um puta neurologista se num tem ninguem que tira a neve do caminho quando vc tem que ir ao hospital ?




Da pra não gostar assim ?
Difícil !


7 comentários:

  1. Oie Cris,

    Essa é no geral a mentalidade européia (pelo menos em paises náo latinos), tanto na Dina quanto na Holanda, homens aprende a fazer tudo de casa. Minha sogra ensiou nos filhos a cozinhar, e 1x por semana eles cozinhavam, e sabiam desse compromisso. A lavar banheiro, a ir no mercado. Meu cunhado tem 21 anos e sabe dar banho filho, dar papinha e ele não acha que isso é coisa exclusiva de mulher.

    Na escola as kids tem "aulas" de como vestir os casacos, escovar os dentes, amarrar os sapatos, cozinhar.

    E pessoas com todo tipo de trabalho são respeitadas, (quer dizer au pairs muitas vezes não). ahhahaha

    beijao

    ResponderExcluir
  2. Culturas diferentes neh,bom auperianato!
    Cris já te favoritei,
    beijos Kelly.

    ResponderExcluir
  3. Oi Cris essa mentalidade é algo que deveria ser exportado mesmo, Darvin chamaria de evolução kkkkkkkkkkkkkkk
    Guria tudo de bom ai p/ você, obrigada por se preocupar em escreve para nos mesmo tendo tantas coisas legais e mais importantes para fazer.
    Coloque fotos para nós !!!
    Sucesso na caminhada, a aventura só esta começando =D

    bju

    ResponderExcluir
  4. Valeu Galera !!!
    Amanhã é Natal vou tirar mtas fotenhas pra vcs !!!

    =******

    ps: É verdade Si, começa desde bebe assim !!!

    ResponderExcluir

Comente aqui !!!